Bem vindos ao nosso blog!!!

Hoje, dia 22/08/09, está indo ao ar o nosso blog, que trará informações sobre a nossa escola, realizacões de eventos, feiras culturais, notícias importantes, etc.

Sejam muito bem vindos!

Queridos Estudantes...

"Estudar é como conhecer mundos diferentes. Tempo de novidade a cada dia. Tempo de alegria a cada hora. Tempo de se preparar para a vida…"

Ser Estudante…Tarefa difícil, mas não impossível, tarefa que exige muita batalha, muito esforço, tarefa que deve ser feita com o coração!

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Projetos Poluição da Água e Ilusão de Óptica!






















Poluição na água!
Esse projeto teve início no primeiro semestre de 2010 com a turma da 8ª série 01, onde saímos a campo pesquisando a biodiversidade existente em nosso bairro. Problemas foram evidenciados, tais como: a falta de saneamento básico, tratamento e encanamento de esgoto, rios e córregos muito poluídos passando próximo as moradias, podendo causar doenças na população, erosão em encostas, causadas pelo desmatamento, plantio de pinus em locais não permitidos.
No bairro Santa Helena temos vários riachos, córregos e afluentes do rio Carahá. O que deveria ser uma belíssima imagem é hoje um problema para moradores, estudantes e pessoas que frequentam o bairro. Sendo que a poluição e a variedade de poluentes são cada vez maiores e mais visíveis, prejudicando a saúde das pessoas, poluição das águas e morte da vida aquática.
Percebemos então, a necessidade de proporcionar aos alunos uma pesquisa direcionada sobre os poluentes encontrados, através da coleta de água de diferentes locais para análise, observação dos tipos de poluição: física, química e biológica encontrados no local, levamos as amostras de água contaminada para o laboratório e observamos no microscópio. Pensamos e elaboramos as possíveis soluções para o problema da comunidade. Temos interesse de levar esse projeto ao conhecimento das autoridades competentes, pedindo uma solução para esse problema social. Chegamos à conclusão que devemos também conscientizar a comunidade para não jogar lixo no rio, fazer a reciclagem e o reaproveitamento do seu lixo. Pesquisamos sobre a contaminação de rios por metais pesados e seu efeito em nosso organismo. Construímos uma maquete e comparamos a biodiversidade do nosso bairro com a ideal e equilibrada.
Com essas ações, podemos evidenciar os problemas e as possíveis soluções, melhorando assim as condições para uma vida mais saudável e feliz no nosso bairro.
Em termos de educação essa perspectiva contribui para evidenciar um momento intenso de aprendizagem e interatividade dos experimentos, tornando essa pesquisa estimulante, despertando o interesse pelo conhecimento.


Parabéns a equipe e a professora Edna que venceram esta etapa e irão participar da proxima etapa no proximo dia 18 de outubro em Florianopolis!

Campeonato de Futebol!